Atum vermelho do Atlântico está em vias de extinção...
As reservas de atum vermelho no leste do Atlântico e no Mediterrâneo estão ameaçadas de extinção pela pesca excessiva ilegal realizada pelos pescadores europeus, particularmente os franceses, denunciou nesta quarta-feira o Fundo Mundial para a Natureza (WWF, sigla em inglês).
A pesca de atum vermelho chegou a 44.948 toneladas em 2004 e 45.547 toneladas em 2005, ultrapassando pelo menos em 40% a cota de pesca autorizada, de 32.000 toneladas, de acordo com o WWF. A organização reivindicou a interrupção imediata da pesca nestas áreas, assim como "medidas restritivas de contenção e um plano de reconstrução" das reservas. Se isso não acontecer, alertou o WWF, "deve-se esperar uma extinção total do atum vermelho no Mediterrâneo e no leste do Atlântico".

O WWF criticou em especial as frotas pesqueiras industriais da União Européia (UE), sobretudo a francesa, além da líbia e da turca, por suas "capturas ilegais, não declaradas e não regulamentadas". Em 2004, explicou o WWF, a França declarou na UE capturas de mais de 9.450 toneladas, mas informou apenas 7.030 toneladas à Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (Iccat).

Segundo o WWF, os pescadores tradicionais que trabalham no Estreito de Gibraltar pescaram 80% menos de atum vermelho nestes últimos três anos, em comparação aos anos 90.
Data: 06/07/2006
Fonte: AFP



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha