Cientistas temem extinção dos anfíbios e pedem US$ 400 milhões
Um grupo de aproximadamente 50 cientistas pediu à comunidade internacional que tome medidas urgentes para evitar a extinção dos anfíbios, considerada um sinal da deterioração geral do meio-ambiente.
O apelo publicado hoje na revista "Science", sob o título "Biodiversidade: Enfrentando as extinções dos anfíbios", os especialistas defendem um investimento de US$ 400 milhões na conservação de várias espécies de batráquios, classe que inclui rãs, sapos, tritões e salamandras.

O objetivo do programa de cinco anos é recolher em lugares protegidos e zoológicos os anfíbios que correm maior risco de extinção.

Das 5.743 espécies de anfíbios conhecidas, um terço está em perigo de extinção, devido à mudança climática, perda de "habitat", aumento na radiação ultravioleta que chega à Terra e contaminação por pesticidas.

Desde 1980, pelo menos 122 espécies teriam desaparecido.

Os anfíbios formam uma parte importante do ecossistema, já que comem insetos e são presas de animais de maior porte. Além disso, as secreções de sua pele interessam aos pesquisadores de remédios.

Os cientistas que assinam o apelo são de todas partes do mundo, mas principalmente dos Estados Unidos e países da América Latina, como o Brasil, México, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Equador e Porto Rico.
Data: 07/07/2006
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha