EUA defendem criar área marítima protegida no Oceano Antártico
O secretário americano de Estado, John Kerry, prometeu nesta quarta-feira (17) continuar trabalhando para estabelecer zonas marítimas protegidas no Oceano Antártico, um dia depois do fracasso de uma reunião internacional sobre o tema.

“Não pode haver um esforço global para proteger os recursos naturais mais ameaçados da Terra sem um esforço também global para criar áreas marítimas protegidas”, disse Kerry, em visita à Jordânia, em um comunicado.

O mar de Ross, uma zona do sudoeste do oceano Antártico que Estados Unidos e Nova Zelândia querem proteger, “é um laboratório natural”, segundo Kerry.

“Seu ecossistema é tão diverso quanto produtivo e temos a responsabilidade de protegê-lo”, acrescentou.

Na terça-feira (16), em uma reunião em Bremerhaven (Alemanha), a Rússia impediu, por questões jurídicas, a adoção de duas propostas para criar zonas de proteção do Antártico, indicou uma ONG que luta pela proteção desta região.

As águas do oceano austral que rodeiam a Antártica contêm ecossistemas excepcionais, com milhares de espécies animais protegidas até agora da atividade humana, mas que estão começando a ser afetadas pela pesca.

“Não alcançamos um acordo em todos os detalhes, mas está emergindo um consenso sobre o fato de que é preciso proteger o Antártico”, disse Kerry, que lembrou que em outubro haverá uma nova reunião internacional em Hobart (Austrália).
Data: 18/07/2013
Fonte: Globo Natureza



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha