Forte tremor no Alasca provocaria tsunami na costa dos EUA, diz estudo
Cientistas do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) divulgaram estudo em que alertam sobre a hipótese de um tsunami colossal, gerado a partir de um forte terremoto no Alasca, causar grandes danos à economia da Califórnia e forçar a evacuação de 750 mil pessoas.

Os especialistas basearam sua avaliação de danos em um possível sismo de magnitude 9,1 na costa do Pacífico do Alasca que, segundo disseram, é “hipotético, mas plausível”.

A onda gigante causada pelo fenômeno geológico afetaria um terço de todos os barcos das marinas da Califórnia, que sofreriam danos ou naufragariam, representando perdas no valor de US$ 700 milhões, enquanto os principais portos teriam dificuldades em levar até o alto-mar grandes navios de carga a tempo de evitar o impacto da onda gigante.

“Neste cenário, umas 750 mil pessoas teriam de ser evacuadas, incluindo 90 mil turistas e visitantes”, acrescentou o informe, co-editado pelo USGS e pelo Serviço Geológico da Califórnia.

O número de turistas afetados – que correriam maior risco, pois estariam menos preparados para saber o que fazer – chegaria a milhões, caso o tsunami ocorresse nos meses de verão. Nessa estação, os visitantes vão em massa para as praias da Califórnia.

“A boa notícia é que três quartos da Califórnia são desfiladeiros e, portanto, imunes aos impactos mais duros e devastadores de um tsunami”, afirmou Lucy Jones, que chefiou a pesquisa.

Ela também comemorou que, segundo o estudo, nenhuma das duas usinas nucleares da Califórnia, ambas perto da costa, correriam riscos no cenário projetado. “A má notícia é que um quarto do que está em perigo fica na região economicamente mais valiosa da Califórnia”, acrescentou.

Impacto em portos – O informe destaca o impacto potencial nos portos de Los Angeles e de Long Beach, dois dos principais pontos comerciais da costa oeste americana. “Os navios maiores que ficam nos portos também podem ser vulneráveis”, disse. “Em vista do pouco tempo entre o alerta de tsunami… e a chegada da primeira onda” – 3,5 horas em Los Angeles e em Long Beach – pode ser “difícil ou impossível” levar os navios para alto-mar, onde correriam menos riscos.

“O dano a barcos nos portos é possível. Outros portos da Baía de San Francisco e da Baía de San Diego também são propensos a sofrer danos neste cenário”, acrescentou.

Há tempos a Califórnia teme um “Big One”, como denominam um grande terremoto com magnitude superior a 8,5, que pode acontecer em algum dos pontos fracos sismológicos debaixo deste estado, especialmente na falha de San Andreas, ao leste de Los Angeles.

No entanto, a possibilidade de um tsunami gerado por um terremoto mais distante tem sido levada muito a sério, sobretudo, desde que o terremoto de 9 graus de magnitude ocorrido em 11 de março de 2011, no Japão, matou 19 mil pessoas e provocou uma catástrofe nuclear. Seus efeitos são sentidos até hoje.
Data: 06/09/2013
Fonte: G1



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha