China: indústrias químicas ameaçam meio ambiente
A Administração Estatal para Proteção do Meio Ambiente (Sepa) revelou hoje que 45% das indústrias químicas e petroquímicas chinesas representam alto risco elevado para o meio ambiente, informou a agência oficial "Xinhua".
Após inspecionar 7.555 indústrias químicas e petroquímicas em todo o país, as autoridades detectaram que 81% estão situadas em zonas de risco para o meio ambiente. Assim, 1.354 ficam junto a rios, lagos, áreas costeiras e açudes; 2.489 estão perto de cidades ou em zonas com alta densidade populacional; 100 foram construídas junto ao principal projeto de transvasamento de águas sul-norte; e 86 ficam em torno da represa de Três Gargantas.

"A menos que sejam adotadas medidas efetivas de prevenção de riscos, será impossível conter a atual tendência de acidentes ambientais", disse o subdiretor da Sepa, Pan Yue. Pan disse que "esta distribuição geográfica é a principal razão que aparece após os vários episódios de poluição das águas registrados no ano passado".

Entre janeiro e abril deste ano, a Sepa recebeu relatórios de 49 acidentes ambientais de diversos tipos ocorridos em 22 províncias, regiões autônomas e municípios da China, 13 deles graves. O estudo foi feito após a poluição do rio Songhua, causada pela explosão, em novembro de 2005, de uma indústria química no nordeste da província chinesa de Jilin, que obrigou a cortar o fornecimento de água a milhões de habitantes.

Pan disse que a administração tinha ordenado a 3.745 indústrias químicas e petroquímicas a urgente adoção de medidas de segurança, e obrigou 49 a mudar de localização. Além disso, anunciou que o Governo chinês destinará mais de 14 bilhões de iuanes (US$ 1,8 bilhão) à prevenção de catástrofes ambientais em um setor de vital importância no rápido crescimento econômico do gigante asiático.
Data: 12/07/2006
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha