Política de uso da água do planeta será discutida pela OCDE em Paris
O Ministério do Meio Ambiente (MMA), representando o governo brasileiro, mostrará, durante o 2º Encontro da Iniciativa sobre Governança da Água, promovido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a experiência do Brasil na gestão dos recursos hídricos, considerando os múltiplos usos e os diferentes planejamentos setoriais. O evento acontecerá na sede da OCDE, em Paris, dias 7 e 8 de novembro, com a participação de aproximadamente 100 delegados representando países dos quatro continentes.

O objetivo da reunião é fornecer subsídios capazes de auxiliar os governos na adoção de políticas de administração dos recursos hídricos, com base nas metodologias desenvolvidas pela OCDE em relação à governança da água. Esta é o segundo encontro do ano (o primeiro aconteceu, também em Paris, nos dias 27 e 28 de março) e visa reunir os principais especialistas para debater o assunto.

O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do MMA, Ney Maranhão, que representará o Brasil ao lado do diretor da Agência Nacional de Águas (ANA), João Gilberto Lotufo Conejo, não tem dúvida: “Este debate é importante porque a OCDE é umas das organizações de desenvolvimento e governança com capacidade para promover o aprimoramento global da gestão dos recursos hídricos. A troca de experiências será o ponto alto do evento.”

Boas práticas - O encontro é resultado do 6º Fórum Mundial da Água de Marselha, realizado de 12 a 17 março de 2012. A Iniciativa de Governança da Água da OCDE forma uma rede de 100 países partes interessados na gestão do recurso. Os participantes deste encontro vão debater as propostas a serem levadas ao VII Fórum Mundial da Água (VII WWF – World Water Forum), previsto para acontecer na Coreia do Sul, em 2015, que inclui temas como o desempenho no abastecimento de água e saneamento, bacia de governança, e integridade e transparência, em colaboração com os parceiros dos diferentes continentes.

De acordo com Aziza Akhmouch, do Programa de Governança da Água do Secretariado da OCDE, esta iniciativa pretende tornar-se uma rede formada por múltiplos parceiros, públicos e privados, sem fins lucrativos, com a finalidade de avançar na agenda global de governança da água. A proposta engloba uma plataforma técnica para discutir boas práticas e desafios na gestão da água; a organização de um inventário internacional (que, mais tarde, pode se tornar um observatório) de boas práticas de governança da água; e uma ferramenta baseada na web para divulgar as principais opções de gestão dos recursos hídricos entre os atores públicos e privados, nos diferentes níveis de gestão da água.
Data: 05/11/2013
Fonte: MMA



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha