Forte maremoto na Indonésia gera alerta de tsunami
Um forte terremoto sacudiu hoje o sul da ilha de Java (Indonésia) e o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico divulgou um comunicado sobre um possível tsunami na região.
"Existe a possibilidade de um tsunami (onda gigante) local, que poderia afetar a costa situada a não mais de cem quilômetros do epicentro do sismo", indicou o Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, cujo escritório fica no Havaí (Estados Unidos).

Os sismólogos indonésios calcularam que o movimento telúrico registrado às 15h19 (5h19 de Brasília) foi de 6,8 graus na escala Richter, embora o centro havaiano tenha registrado 7,2 graus.

O epicentro se situou 355 quilômetros ao sul de Jacarta e a 48,6 quilômetros de profundeza.

Se a temida onda gigante for formada, alcançaria em no máximo uma hora o litoral, possivelmente atingindo as ilhas de Cilacap (Indonésia) e de Christmas (Austrália).

A Indonésia está situada em uma região de grande atividade sísmica e vulcânica conhecida como Anel de Fogo do Pacífico.

Em dezembro de 2004, um maremoto de nove graus de intensidade ao norte da ilha de Sumatra provocou ondas gigantes que atravessaram todo o Oceano Índico, alcançando também a costa africana, causando a morte de mais de 226.400 pessoas.
Data: 17/07/2006
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha