Caem chances de um El Niño forte neste ano, diz instituto australiano
O esfriamento do Oceano Pacífico no último mês significa que a perspectiva de ocorrência de um El Niño forte neste ano é cada vez mais improvável, disse o Escritório Australiano de Meteorologia nesta terça-feira (15).

O escritório manteve sua projeção para formação do El Niño nos próximos meses, mas disse que os modelos climáticos diminuíram sua previsão de força.

“O padrão dos ventos voltou um pouco mais nas últimas semanas em direção ao normal, então não tem havido impacto significativo na atmosfera para ajudar a manter a condição quente no centro e leste do Oceano Pacífico tropical”, disse Andrew Watkins, supervisor de Previsão Climática do escritório.

O último El Niño forte ocorreu em 1997, provocando estragos globais generalizados.

O centro de previsão climática dos Estados Unidos manteve sua perspectiva para o fenômeno climático El Niño na semana passada, com 70 por cento de chance de o padrão ocorrer no verão no hemisfério norte.

O El Niño – um aquecimento da temperatura do mar no Pacífico – afeta os padrões de vento e pode desencadear tanto inundações e secas em diferentes partes do globo, atingindo plantações e fornecimento de alimentos.
Data: 16/07/2014
Fonte: Info Online



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha