Mortes causadas por tsunami em Java já são 172
Pelo menos 172 pessoas morreram e outras 85 desapareceram por causa do maremoto que nesta segunda-feira atingiu a costa sudeste da Indonésia, segundo as equipes de resgate citadas pela imprensa local.
Em Pangandaran, a localidade mais afetada, foram encontrados 62 corpos. A Cruz Vermelha indonésia contabilizou 148 feridos e 2.875 desabrigados em Pangandaran, Ciamis e Cilapa, cerca de 270 quilômetros ao sudeste de Jacarta.

Os mortos são quase todos indonésios. Mas há um estrangeiro de cerca de 50 anos, de nacionalidade não divulgada. Outras fontes falam de um sueco e um paquistanês mortos.

Além disso desapareceram duas crianças suecas de 5 e 10 anos, além de quatro turistas holandeses. Um grupo de australianos conseguiu se salvar e foi levado para longe da região devastada.

Testemunhas ouvidas pela rede Elshinta afirmam que a maioria dos edifícios e infra-estruturas de Pangandaran foi destruída pelas ondas. Cerca de 600 embarcações pesqueiras, que formam quase toda a frota local, também foram destroçadas.

Parte da população deslocada voltou para casa, para ajudar na retirada de vítimas e no atendimento aos feridos. No entanto, muitos se negam a deixar as mesquitas e edifícios altos onde buscaram abrigo durante a noite.

A eletricidade e as comunicações telefônicas estão cortadas em toda a área afetada. Muitos moradores permanecem nas áreas montanhosas para onde fugiram, tentando escapar das ondas.

O Exército já enviou dois batalhões a Pangandaran, uma cidade turística cerca de 280 quilômetros a sudeste de Jacarta. Os militares vão colaborar nas operações de remoção de pessoas e assistência aos feridos.

O terremoto de 7,7 graus de magnitude na escala aberta de Richter que causou a tragédia teve seu epicentro no Oceano Índico, em frente a Cilacap e Pangandaran, a cerca de 48,6 quilômetros de profundidade.

O tremor aconteceu às 15h19 (5h19 de Brasília) desta segunda-feira. Em seguida foram registradas mais de 10 réplicas, a última delas há apenas duas horas, com magnitude entre 4 e 6,5 graus na escala aberta de Richter.
Data: 18/07/2006
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha