Sobe o nível dos reservatórios na maioria dos mananciais de São Paulo
Mesmo com pouca ou nenhuma chuva, o nível de água da maioria dos mananciais subiu na região metropolitana de São Paulo de domingo (8) para segunda-feira (9), segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). No principal deles, o Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de 6,5 milhões de pessoas, houve elevação pelo quarto dia seguido. Pela medição feita na segunda-feira, o nível atingiu 5,9% ou 0,2 ponto percentual acima da de domingo (8).

Nesse sistema não choveu nos últimos dois dias. No sábado e no domingo foram registrados apenas 0,5 milímetro (mm) de chuva. Nos dias antecedentes, os seis reservatórios do Cantareira conseguiram boas captações e o sistema acumula desde o começo de fevereiro 85,6 mm, próximo da metade do total previsto para todo o mês (199,1 mm).

A Sabesp esclareceu que as vazões para os reservatórios podem ocorrer dias depois das chuvas e isso explica a elevação de nível mesmo sem precipitações sobre o sistema. As oscilações também têm o efeito da redução no consumo. A empresa não atualizou os dados sobre a demanda, que tinha apresentado queda de 4,8 mil litros por segundo em dezembro de 2014, maior do que em novembro (4,1 mil litros por segundo).

No Sistema Alto Tietê também ocorreu aumento de 0,2 ponto percentual de água disponível para o abastecimento com os reservatórios operando com 12,6% de sua capacidade. Nesse manancial, o volume de chuva foi praticamente nulo com apenas 0,1 mm. O acumulado em oito dias está em 81,7 mm, bem acima do registrado em igual período do ano passado (0,4 mm). A média histórica do mês é 192 mm.

Com captações acima da média, o Sistema Guarapiranga, que atende à população da zona sul da capital paulista, opera com 53,4%, acima dos 52,3% da medição de domingo. Também não choveu sobre esse sistema. O acumulado do mês atinge 97,2 mm, mais do que a metade da média histórica do mês (192,5 mm).

No Alto Cotia, o nível aumentou de 32,6% para 33,1% com apenas 0,2 mm de chuva no dia. Esse sistema também está com a pluviometria acima da média, acumulando 98,4 mm. No mês, são esperados 178,9 mm. Desse sistema, é retirada água para fornecer as cidades de Cotia, Embu, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu e Vargem Grande.

No Sistema Rio Grande, utilizado para abastecer os municípios de Diadema e São Bernardo do Campo e parte de Santo André, houve uma pequena queda, com o nível passando de 78,9% para 78,8%. Mesmo operando abaixo da capacidade registrada há um ano, quando estava em 90%, esse sistema tem recebido mais chuvas do que em fevereiro de 2014 e acumula até agora 91,2 mm. A média para todo o mês é 206,1 mm.

Com ligeira expansão, o Sistema Rio Claro teve de sábado para domingo o nível elevado em 0,1 ponto percentual, atingindo 31,1%. Essa variação está bem abaixo da registrada no mesmo dia em fevereiro do ano passado, quando o sistema operava com 93,1% de sua capacidade. Em relação ao observado há um ano, a captação de chuvas melhorou, apesar de estar abaixo da média, acumulando 65,2 mm. A média para o mês todo é 237,8 mm. Esse sistema atende a parte da zona leste da capital e aos municípios de Ribeirão Pires, Mauá e Santo André.
Data: 10/02/2015
Fonte: Agência Brasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha