Tufão "Kaemi" deixa 18 mortos na China, apesar de enfraquecido
As fortes chuvas causadas pelo tufão "Kaemi", que afeta o sudeste da China, mataram 18 pessoas e deixaram cerca de 100 desaparecidos, segundo o último balanço oferecido hoje pela imprensa oficial.
As últimas vítimas foram registradas na província de Jiangxi, no leste, onde um quartel militar foi arrastado por uma avalanche. Seis pessoas morreram e 38 estão desaparecidas.

O comando militar da província enviou rapidamente vários homens ao local para organizar o resgate. O presidente do país, Hu Jintao, também chefe da Comissão Militar Central, ordenou uma "pronta" reação para resgatar os desaparecidos e reduzir ao mínimo as baixas.

As outras três mortes aconteceram no condado de Shangyou, o mais afetado da província.

Ontem morreram sete pessoas em Jiangxi e duas na província de Cantão.

Jiangxi, a província mais afetada pelo "Kaemi", apresenta por enquanto um balanço de 329 mil desabrigados, 9.210 casas destruídas e 6.400 hectares de plantações arruinadas. O prejuízo direto é avaliado em US$ 18,75 bilhões.

As fortes chuvas derrubaram um dique de 200 metros de comprimento na localidade de Zhaoan, pondo em perigo as vidas de mais de 20 mil pessoas. Mais de 200 soldados foram deslocados para os trabalhos de reparação, que exigiram mais de 5 mil sacos de areia e 60 troncos de árvores, segundo as autoridades locais.

O centro meteorológico nacional informou que o sul do país continuará sob fortes chuvas e ventos durante o dia, e alertou para o risco que de inundações.
Data: 27/07/2006
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha