Tufões alimentam praga de cigarras que ameaça arrozais chineses
Os tufões que assolam a China neste verão têm deixado uma trilha de mortes e destruição, e agora também provocam uma rara praga de cigarras, que ameaça a colheita de arroz em algumas regiões do país, disseram hoje fontes oficiais.
As freqüentes chuvas e as baixas temperaturas formaram um "ambiente ideal" para as cigarras na província de Hubei, no centro do país, uma das mais afetadas pelo tufão "Prapiroon" e uma das principais produtoras de grãos.

Atualmente, 40% dos arrozais estão "gravemente afetados". A praga é pior que as de 1991, 1997 e 1998, alertaram os especialistas numa reunião de urgência na capital provincial, Wuhan.

Citados pela agência "Xinhua", eles disseram que ainda é cedo para prever o impacto sobre os 13 milhões de toneladas produzidos todos os anos pela província, ao longo de 1,67 milhão de hectares.

"É a pior praga que vi desde que comecei a trabalhar nos departamentos de proteção, há 30 anos", afirmou um dos técnicos, Luo Xingrong.

A praga levou as autoridades locais a iniciar uma campanha para ensinar os camponeses a tomar medidas para lutar contra as cigarras.

Em Hubei foi descoberto um polêmico arroz transgênico, que está sendo cultivado em grandes superfícies, segundo uma investigação do Greenpeace. O Governo não aprovou a comercialização da variedade modificada.

Data: 17/08/2006
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha