Prefeito diz que 1.300 se salvaram de erupção do Tungurahua
O prefeito da localidade equatoriana de Penipe, Juan Salazar, afirmou hoje que 1.300 pessoas se salvaram de morrer devido à erupção do vulcão Tungurahua, que na quinta-feira passada lançou toneladas de cinzas e fluxos piroclásticos.
"Nos últimos sete anos (desde que tornou a ficar ativo), o vulcão nos deu lições e nos ensinou muito. Os mortos deviam estar na ordem dos 1.300", disse Salazar, ao afirmar que as pessoas foram retiradas a tempo.

Até o momento, foram encontrados os restos de três vítimas, e duas pessoas continuam desaparecidas, mas o prefeito disse hoje que o número de mortos sobe para seis.

As mortes "foram mais por uma distração, por um desespero de tirar um televisor. Tiramos as pessoas e essa é uma colheita grandiosa", disse Salazar a um programa do canal de televisão "Ecuavisa".

Pablo Samaniego, técnico do Instituto Geofísico, disse ao programa que os alertas emitidos em sete anos serviram para evitar que a catástrofe fosse maior.

Diante da súbita calma do vulcão, o técnico disse que continua latente a possibilidade que haja uma nova erupção, pois temem que esteja acumulando energia.

Data: 21/08/2006
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha