Quarta depressão tropical da temporada pode virar tempestade
A quarta depressão tropical da temporada de furacões no Atlântico Norte pode se transformar hoje na tempestade Debby, enquanto se afasta das ilhas de Cabo Verde, previu o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).
"Os ventos máximos sustentados estão próximos a 55 km/h, com rajadas mais fortes. A depressão pode se transformar em tempestade tropical na noite de hoje ou amanhã", previu o NHC no último boletim, divulgado às 18h (de Brasília).

Uma depressão tropical se transforma em tempestade quando seus ventos atingem a velocidade de 63 km/h.

O sistema continua se deslocando com rapidez em direção ao oeste-noroeste, a 28 km/h, e espera-se que mantenha esta direção nas próximas 24 horas.

O núcleo da depressão tropical estava localizado próximo à latitude 14,5 graus norte e longitude 27,5 oeste, cerca de 335 quilômetros a oeste das ilhas de Cabo Verde.

Para esta temporada de furacões no Atlântico Norte, que começou em 1 de junho e vai até 30 de novembro, a previsão foi de uma atividade menor do que a registrada em 2005.

William Gray, professor de Ciências Atmosféricas da Universidade do Colorado (EUA), previu a formação de sete furacões, ao invés de nove, como havia afirmado no começo da temporada.

Gray também reduziu de 17 para 15 o número de tempestades tropicais e previu que três furacões serão de categoria alta (três, quatro ou cinco na escala de intensidade Saffir-Simpson, que vai até cinco).

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera (NOAA) previu uma média de 12 a 15 tempestades tropicais e entre sete e nove furacões, dos quais três "podem ser de grande potência".

Até o momento, três tempestades tropicais foram formadas: Alberto, Beryl e Chris.

A temporada de furacões de 2005 foi a mais intensa já registrada, com a formação de 28 tempestades tropicais e 15 furacões, dos quais sete foram de categoria alta.
Data: 23/08/2006
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha