Tempestade "Ernesto" se desloca lentamente pela Flórida
A tempestade "Ernesto" se desloca lentamente pela península da Flórida com menos intensidade do que se temia e causando fortes chuvas que em algumas áreas podem provocar inundações, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC).
Numa mostra da redução do perigo, o NHC suspendeu alguns dos avisos de tempestade tropical. No boletim das 21h (de Brasília), já havia anunciado que o sistema não se transformaria em furacão.

Com o progressivo enfraquecimento da tempestade, a Nasa decidiu hoje levar de novo à plataforma de lançamento o ônibus espacial Atlantis, em Cabo Canaveral. Para a Nasa, a tempestade "Ernesto" deixou hoje de ser uma ameaça e a nave poderá ser lançada em poucos dias.

Os ventos máximos sustentados se mantêm em 75 km/h e "um lento enfraquecimento é esperado depois que o centro da tempestade passar sobre a Flórida, podendo se transformar em depressão tropical na quarta-feira", segundo o NHC, em seu boletim de 0h (de Brasília).

A tempestade se movimenta a 13 km/h em direção norte-noroeste e estava localizada a aproximadamente 24,9 graus de latitude norte e 80,5 graus de longitude oeste. O centro do "Ernesto" estava 25 km a sul-sudoeste de Cayo Largo e 105 km a sul-sudoeste de Miami.

O órgão manteve um aviso de tempestade tropical (passagem em 24 horas) para o sul do litoral oeste da Flórida. Michael Tichacek, meteorologista do NHC, disse à Efe que "Ernesto" se movimentará sobre as ilhotas lentamente e "o primeiro ponto sobre terra firme possivelmente será a área de pântanos dos Everglades".

Quando abandonar os pântanos, deve tomar uma trajetória "rumo norte-noroeste, passando pelo Lago Okeechobee (no sul da Flórida), seguindo em direção ao centro do estado, sobre a costa leste, para desembocar de novo no Atlântico".

Em Miami, as piores condições eram esperadas até a meia-noite de hoje, mas "Ernesto" só causou algumas chuvas e ventos de baixa intensidade. Até o amanhecer, vai afetar o condado de Broward.

"Miami e Broward passarão a noite sob chuva e com ventos", disse o meteorologista.

O sul da Flórida está sob estado de emergência até quarta-feira, com as escolas fechadas e a atividade de negócios reduzida ao mínimo.

Dadas as advertências das autoridades, a maioria da população se preparou e desde segunda-feira os supermercados se encheram de gente que comprava alimentos. Também se formaram grandes filas nos postos de gasolina.

Os meteorologistas advertiram que podem acontecer tornados e inundações ao longo da trajetória da quinta tempestade tropical da temporada de furacões do Atlântico Norte, que começou dia 1 de junho e vai até 30 de novembro.

Continua em vigor um alerta de furacão (passagem do sistema em 36 horas) para parte da costa leste dos EUA, do norte de Altamaha Sound, na Geórgia, até Cape Fear, na Carolina do Norte, caso o sistema se intensifique ao entrar em águas do Atlântico após sair da Flórida.

A tempestade chegou a transformar-se em furacão de categoria 1 na escala de intensidade Saffir-Simpson de um máximo de 5, no domingo.

Foi o primeiro furacão da temporada.
Data: 30/08/2006
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha