Existe água no mundo, mas sem condições de uso
A seguir, alguns fatos sobre os problemas de fornecimento da água doce no mundo:
DADOS GERAIS

¿ 1 bilhão de pessoas ¿ cerca de um sexto da humanidade ¿ não têm acesso a água potável segura, segundo dados da ONU. E uma em cada três pessoas vive em regiões com escassez de água.

¿ A agricultura absorve 74 por cento de toda a água retirada pelos humanos dos rios, lagos, aquíferos e áreas inundadas. Outros 18 por cento são usados pela indústria, e 8 por cento nos serviços públicos. A demanda explode junto com o crescimento populacional.

¿ Em muitos lugares, cerca de 30-40 por cento da água, ou até mais, se perde devido a vazamentos e desvios clandestinos.

¿ Para muitos, a questão é de gerenciamento. "Há suficiente terra, água e capacidade humana para produzir alimentos suficientes para a população em crescimento nos próximos 50 anos, então nesse sentido o mundo não está ficando ''sem água"'', disse em agosto um estudo do Instituto Internacional de Gerenciamento Hídrico (IIGH), feito com apoio da ONU.

CONSUMO E SAÚDE

¿ Em 2000, governos de todo o mundo estabeleceram as chamadas Metas do Milênio, entre as quais a de reduzir pela metade até 2015 a proporção de habitantes do mundo sem acesso à água potável. Esse objetivo é passível de ser atingido, segundo avaliação feita em 2006 pela ONU, mas o mesmo não deve acontecer com outra das metas, relativa ao saneamento básico.

¿ A diarréia e a malária, as duas principais doenças ligadas à água, mataram respectivamente 1,8 milhão e 1,3 milhão de pessoas em 2002, quase todas crianças menores de 5 anos.

¿ Serão necessários gastos extras de 10-30 bilhões de dólares por ano, além do que já é gasto, para que seja obtida a meta de água potável em 2015.

AGRICULTURA

¿ A quantidade necessária de água para a produção agrícola deve crescer 60-90 por cento até 2050, passando de 7.200 quilômetros cúbicos para 11-13,5 mil quilômetros cúbicos, o que depende de fatores como crescimento da população e produtividade rural, segundo o relatório do IIGH.

¿ A produção de uma caloria de alimento precisa de cerca de um litro de água. Numa dieta de 3.000 calorias diárias por pessoa, isso significaria 3.000 litros de água. Um quilo de grãos precisa de 500-4.000 litros; para a carne industrializada, a quantidade chega a 10 mil litros por quilo.

¿ O aumento da produção de biocombustíveis ¿ como o álcool combustível da cana ou o biodiesel da mamona ¿ pode agravar a sobrecarga sobre a irrigação.

¿ As emissões de gases do efeito estufa, atribuídas à queima de combustíveis fósseis, devem começar a elevar a temperatura do planeta e a provocar mais inundações, secas e erosão, segundo a maioria dos especialistas. Algumas áreas podem se beneficiar, porém, porque ganhariam temporadas de cultivo mais longas.

¿ Para combater a falta d''água, o relatório do IIGH sugere mais eficiência no uso da água da chuva para fins agrícolas em regiões pobres. A coleta da água em telhados, ou a instalação de bombas para recolher água de rios, por exemplo, poderia ajudar milhões de pessoas na África.

¿ A reciclagem ajuda. A água do rio Colorado (EUA), por exemplo, pode ser usada talvez sete vezes ¿ por usinas hidrelétricas, residências e fazendas.

INDÚSTRIA

¿ O setor industrial poderia reduzir a demanda por água em 40-90 por cento, desde que receba os incentivos corretos, de acordo com os dados da ONU.

¿ Apenas cerca de 25 por cento das represas mundiais servem para gerar energia hidrelétrica. A Europa usa 75 por cento do seu potencial hidrelétrico, enquanto a África desenvolveu apenas 7 por cento.
Data: 19/09/2006
Fonte: Reuters



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha