Exército colabora na distribuição de água no Nordeste e Minas
Já são 479 o número de cidades do Nordeste e do norte de Minas Gerais em situação de emergência por causa da seca. O Exército está em ação nessas localidades do semi-árido para ajudar a amenizar o efeito do problema, principalmente com a distribuição de caminhões-pipa para as prefeituras.

A falta de água para consumo humano é o maior problema imediato. Na última terça, o Ministério da Integração Nacional repassou R$ 4 milhões para o programa de emergência de abastecimento de água, que é planejado e executado pelo Exército.

Com os açudes quase secos no Nordeste, a distribuição por meio de caminhões-pipa é a única forma de levar água às populações dos municípios afetados pela estiagem.

Em Minas, a distribuição de caminhões-pipa é feita em conjunto com a Copasa (Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais). Nesta sexta-feira, o governo estadual homologou o decreto de emergência de mais 18 cidades. São agora 65 municípios com decreto reconhecido e mais 14 aguardando a homologação para ter direito à ajuda oficial.

Os erros na formulação dos decretos pelas prefeituras quase sempre atrasam a chegada de auxílio dos governos estadual e federal, já que precisam ser refeitos.

Além disso, a Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) está reforçando com prefeituras a necessidade de todas as cidades montarem estrutura de defesa civil. Conforme a legislação vigente, somente municípios com defesa civil instaladas podem ter decretos de emergência homologados pelo Estado e reconhecidos pelo governo federal.

Todos os municípios mineiros afetados pela seca estão nas regiões norte e Vale do Jequitinhonha (nordeste), as mais pobres do Estado. Dos 165 municípios que estão na área da extinta Sudene, 41 não têm defesa civil.

Segundo a Cedec, essa não está entre as piores estiagens registradas no Estado, embora o efeito não seja muito diferente, especialmente para as populações rurais, as que mais sofrem com falta d'água e de alimentos.
Data: 01/11/2005
Fonte: Folha OnLine



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha