"Menina-sereia" caminha sem ajuda após cirurgia
A menina peruana Milagros Cerrón, que nasceu com a síndrome de Sirenomelia, deu hoje seus primeiros passos longos após a cirurgia de separação e reconstrução de coxas, realizada no início do mês em Lima.
Segundo informou o porta-voz do hospital da Solidariedade, Inti Lozada, a bebê, que tem 2 anos de idade, agora "dá passos mais longos e às vezes sem a ajuda de seus terapeutas".

A menina é um dos três únicos casos no mundo de sobreviventes da síndrome. Ela foi submetida à primeira cirurgia em junho de 2005, quando separaram as suas pernas. A intervenção foi considerada de alto risco. Os cirurgiões cortaram os tornozelos, que estavam unidos, e separaram os membros até a altura das coxas.

Graças à cirurgia, a menina começou a dar seus primeiros passos em abril, quando completou dois anos.

A equipe médica do hospital da Solidariedade prevê que ela continue sob atenção hospitalar até os 13 anos, porque precisará reconstruir os quadris, o aparelho urinário, o digestivo e os genitais.

Os pais da menina, Ricardo Cerrón e Sara Arauco, são agricultores da localidade andina de Ahuac, no centro do Peru. A jovem mãe nunca fez um exame pré-natal e após dar à luz abandonou a bebê na rua. A prefeitura de Lima assumiu a guarda e internou Milagros no Hospital da Solidariedade.

Dias depois, os pais se apresentaram e assumiram a responsabilidade pela sua recuperação. Hoje, Cerrón trabalha no hospital.
Data: 26/09/2006
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha