Índia aprova novas medidas para combater caça ilegal de tigres
A Índia aprovou uma série de medidas para proteger sua população de tigres da caça ilegal e fará um novo censo para determinar quantos exemplares restam no país, segundo a agência local "PTI".
As medidas, apresentadas esta semana na reunião do Comitê Permanente do Convênio Internacional sobre o Comércio de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres, incluem a criação do Escritório de Controle e Prevenção de Crimes contra a Fauna Nacional.

Este organismo reforçará a vigilância nos diferentes estados para proteger as espécies ameaçadas pelos caçadores, com atenção especial para os tigres, cuja pele pode alcançar um valor altíssimo no mercado negro.

Além disso, o Governo colocará em prática um novo método para recensear os felinos, com câmeras de vídeo para identificá-los em função de suas listras (consideradas suas "impressões digitais") e melhoras na detecção e classificação de suas pegadas. O censo felino deve ser concluído no final de 2007.

Na Índia, lar de algumas das espécies mais ameaçadas do planeta, sobrevivem ainda exemplares de tigres de Bengala, que sofrem com os caçadores ilegais e a ocupação humana de seu habitat natural.

Segundo fontes oficiais, há apenas 3.600 destes animais em liberdade na Índia, embora alguns analistas e organizações ambientais assegurem que o número poderia ser inferior a 2.000.

Os analistas conservacionistas indicam que a população atual de tigres na Ásia se situa entre 5.000 e 7.000 exemplares, frente aos cerca de 100 mil que existiam no século XIX.
Data: 09/10/2006
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha