China usará serpentes para detectar terremotos
A região autônoma de Guangxi, no sul da China, famosa por sua abundância em serpentes, usará estes répteis para detectar terremotos de maneira mais eficiente, por serem um dos animais mais sensíveis aos tremores de terra, informou hoje a imprensa local.
O Birô de Sismologia de Nanning, a capital regional, instalou câmaras de vídeo em fazendas de serpentes a fim de controlar seus movimentos 24 horas por dia, na busca de comportamentos estranhos que pudessem ser sinal de futuros terremotos.

O diretor do Birô, Jiang Weisong, ressaltou que as cobras costumam notar tremores de terra até cinco dias antes que os grandes sismos aconteçam, o que faz dos répteis um dos animais mais indicados para trabalhar como "sismógrafos naturais".

As primeiras câmaras foram instaladas em uma fazenda do distrito de Wuming, nos arredores da cidade.

Nanning é uma das cidades chinesas onde foi iniciado um plano de melhoria dos sistemas de prevenção de terremotos, já que se encontra no sudoeste do país, uma região passível de sofre fortes tremores.

O último terremoto com vítimas fatais na China aconteceu em agosto, na província de Yunnan, vizinha de Guangxi, e causou a morte de duas pessoas, além de deixar mais de 40 feridos no distrito de Yanjin.

O terremoto mais grave da China nos últimos anos aconteceu em julho de 1976, em Tangshan, no norte do país, e calcula-se que mais de 280 mil pessoas morreram na ocasião.
Data: 23/10/2006
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha