Bacia mediterrânea será a mais afetada pelo aquecimento global
A bacia mediterrânea e as regiões alpinas serão as zonas mais afetadas no continente europeu pelo aquecimento global deste século, de acordo com um estudo internacional divulgado nesta quinta-feira nos Estados Unidos.

O relatório, fruto do trabalho de 16 institutos de pesquisa na Europa e que estará publicado na revista americana "Science" de 28 de outubro, é o modelo matemático mais detalhado até agora do impacto que o aquecimento climático na Europa Ocidental terá no meio ambiente e nas populações até 2080.

"De todas as regiões européias, a bacia mediterrânea parece ser a mais vulnerável a um aquecimento global do clima", enquanto a elevação das temperaturas e a diminuição das chuvas provocarão escassez de água, apontam os autores da pesquisa.

"As conseqüências serão as secas, incêndios florestais, um deslocamento de uma variedade de árvores tradicionais para o norte e a perda de terras agrícolas", acrescentam.

Nesse cenário, de 14% a 38% da população do Mediterrâneo viverá em zonas onde haverá falta de água. "Essas dificuldades serão provavelmente agravadas nesta região pela irrigação e o turismo", alerta o estudo.

O aquecimento do clima também vai modificar a formação de neve nos Alpes. Segundo esse estudo, nevará no inverno mais freqüentemente a partir de 1.500 a 1.700 metros nas próximas décadas contra os cerca de 1.300 metros de altitude dos dias de hoje. Nos Alpes suíços, por exemplo, as superfícies disponíveis para a prática de esqui vão se reduzir de 85% para 63%, estimam os pesquisadores.
Data: 01/11/2005
Fonte: Folha OnLine



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha