Dessalinização é a nova aposta para combater a seca na China
A dessalinização de água do mar será um dos recursos incentivados pelo Governo chinês para combater a crise hídrica no país, onde centenas de milhões de pessoas não têm acesso regular à água potável.
Durante o XI Plano qüinqüenal 2006-2010 as empresas serão incentivadas a utilizar a água do mar, que também poderá ajudar a abastecer as grandes cidades.

Segundo os planos da Comissão Nacional de Reforma e Desenvolvimento, até 2010 a China estará dessalinizando de 800 mil a 1 milhão de metros cúbicos de água por dia, e usando 55 bilhões de metros cúbicos anuais.

Dentro de quatro anos, a água do mar deverá representar de 16 a 24% da utilizada nas regiões litorâneas com problemas de abastecimento.

O Governo chinês pretende apoiar as novas tecnologias e ampliar a reforma do preço de água. Para muitos analistas estrangeiros, a tarifa deveria subir para promover a poupança.

Pequim afirma que o aumento será gradual.

A dessalinização é considerada por muitos como a grande solução para o problema da água. Mas, segundo os especialistas, apresenta ainda alguns problemas, como o consumo de energia e os resíduos de salmoura.

A China dispõe de 2.200 metros cúbicos anuais de água por pessoa, um quarto da média mundial, mas gasta quatro vezes mais que o resto do planeta com a sua produção industrial.
Data: 31/10/2006
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha