Derretimento de geleiras indica aquecimento global
As geleiras suecas estão derretendo a uma taxa que sugere um aquecimento global acentuado, alertaram cientistas nesta quarta-feira. "No passado as geleiras do norte (da Suécia) mostravam um padrão que não correspondia aos modelos de mudança climática (provocada pelo aquecimento global), poderiam até mesmo ser usadas como um argumento contra o aquecimento global. Mas agora, dados dos últimos anos mostram uma mudança que se encaixa perfeitamente bem com os modelos de mudança climática", disse à AFP o professor de glaciologia Per Holmlund, da Universidade de Estocolmo.
Medições provisórias da geleira Tarfala, no norte da Suécia, demonstram um derretimento de um metro no último ano. "O derretimento (de geleiras suecas) tem sido particularmente forte este ano" e medições similares foram registradas nos últimos cinco a seis anos, disse Holmlund.

Nos últimos seis anos, as geleiras da Escandinávia derreteram a uma taxa similar à das geleiras dos Alpes e da América do Norte nos anos 1980. Os cientistas da Universidade de Estocolmo têm feito leituras contínuas de 20 das 300 geleiras suecas desde 1946. O grupo coleta registros detalhados da geleira Tarfala, em particular, a maior da Suécia, medindo três quilômetros quadrados.

A versão definitiva da descoberta desta quarta-feira será apresentada em dezembro no Serviço Mundial de Monitoramento de Geleiras, na Universidade de Zurique, Suíça.

Data: 09/11/2006
Fonte: AFP



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha