Telhados brancos abastecem nativos com chuva
Imagina-se que quem vai às Bermudas volte da viagem falando da natureza, da cor do mar e da areia rosa. Não estranhe se ouvir sobre um detalhe aparentemente banal, porém impossível de passar despercebido aos olhos do viajante: os telhados bermudenses.

Todos brancos, bem brancos, eles são especiais para os moradores. Captam a água da chuva, que tem valor enorme para os habitantes da ilha. Eles dependem dela para o consumo, para cozinhar, tomar banho ou regar o jardim, já que não há água potável por ali. Nada de lagos ou de rios.

A água na ilha, portanto, é proporcionada principalmente por aquela que é enviada pelo céu (além da água mineral engarrafada, importada).

Se chover durante a sua estada, fique feliz, pois, sem a chuva, os bermudenses teriam sérios problemas. Conta-se que eles nunca ficaram sem água. Quando chove, os habitantes das Bermudas se cumprimentam e fazem o seguinte comentário: "Bom dia para o reservatório".

Dos céus

Os telhados têm agentes purificadores e são construídos com degraus inclinados e interligados que usam a gravidade para direcionar a água da chuva da parte superior para a sua área mais inferior. Nessa parte do telhado, um ralo recebe o líquido, que é dirigido para uma cisterna localizada embaixo da casa, com todos os cuidados necessários para o uso.

Como a chuva não é suficiente, além da água caída dos céus, que, através dos telhados, é armazenada em mais de 21 mil reservatórios, capta-se também a dos lençóis freáticos. A diferença é que o consumo da água, no primeiro caso, é quase imediato. No segundo, levam-se dois anos para os lençóis freáticos serem formados a partir das águas da chuva.
Data: 22/11/2005
Fonte: Folha OnLine



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha