Restam menos de 50 golfinhos brancos de rio no Yang Tsé
O golfinho branco de rio, espécie típica do rio Yang Tsé, na China, é o mamífero aquático em maior risco de extinção do mundo e os cientistas anunciaram que podem restar menos de 50 exemplares da espécie, informou hoje a agência "Chinanews".
O animal, conhecido na China como "baiji", é um autêntico fóssil vivo, que habita as águas do rio mais longo da China há 25 mil anos.

Ele é a face mais visível da devastação causada pela rápida expansão econômica do país, e os especialistas prevêem a sua extinção num futuro próximo.

Este mês, uma expedição de cientistas da China, Estados Unidos, Suíça, Canadá, Japão, Grã-Bretanha e Alemanha partiu em busca de espécimes do mamífero, que foi avistado vivo pela última vez no ano de 2004, na reserva Tongling.

A poluição do rio Yang Tsé e a pesca indiscriminada estão levando o "Lipotes vexillifer" à extinção.

Os cientistas sugerem transportar um a um os golfinhos remanescentes para algum lugar mais seguro, como a reserva de Shisou, um afluente de 20 quilômetros do Yang Tsé, a 200 quilômetros da cidade de Wuhan, na província de Hubei.

No entanto, a estratégia apresenta problemas. Encontrar e capturar os animais é uma missão quase impossível. Os golfinhos brancos não respiram automaticamente como o resto dos mamíferos, e sim em movimentos voluntários. Assim, não podem ser anestesiados, porque se afogariam.

O "baiji" é uma das quatro espécies de botos de água doce do mundo. As outras vivem no Amazonas, no Ganges e no Indo.
Data: 17/11/2006
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha