Algas prometem de complementação alimentar a resultados estéticos
Elas vêm da Indonésia ou do litoral do Ceará. Entraram no mercado brasileiro sob a forma de produtos cheios de propriedades nutricionais e terapêuticas. Prometem desde complementação alimentar e benefícios estéticos para pele e cabelos até a melhora de quadros psicossomáticos como a depressão e o transtorno bipolar.

Pode parecer demais, mas é justamente com essa cara de "panacéia" que uma nova geração de algas processadas pretende entrar como artigo de consumo diário para quem busca mais saúde e bem-estar. Se a promessa é doce, o preço pode ser salgado: entre R$ 100 e R$ 535, dependendo da marca e da apresentação.

Quem costuma associar a palavra alga apenas à nori --espécie cujas folhas verdes desidratas entram como ingrediente no preparo de sushis-- pode se preparar para novos tipos: em cápsulas, em tabletes, em solução concentrada ou em chumaços desidratados.

A marca Sun Chrorella, por exemplo, que chegou ao país em março, oferece produtos derivados da Chrorella, uma alga microscópica verde e unicelular cultivada em tanques de água mineral na ilha de Java, na Indonésia.

Em seu formato original, os nutrientes da microalga são de difícil absorção para o organismo humano, devido à rígida parede celular que caracteriza a espécie. A empresa utiliza uma tecnologia que pulveriza essa parede celular, tornando-a adequada para o consumo humano. Entre as propriedades anunciadas, há o reforço do sistema imunológico.

Do Nordeste, vem um concorrente nacional. Embora a matéria-prima utilizada pela Natural Seaweed Algas Marinhas seja diferente da da multinacional --são algas marinhas macroscópicas e de cultivo em água salgada--, as promessas de benefícios são similares.

Coletadas em praias do litoral cearense, com licença concedida pelo Ibama, as algas marinhas podem ser compradas tanto no formato de cápsula quanto em saquinhos de 30g. Nesses, a alga vem desidratada e pode ser usada para fazer saladas, gelatinas e até brigadeiros.

O nutricionista George Guimarães, especializado em nutrição vegetariana, tem recomendado as algas do tipo Chrorella para pacientes com deficiências em ferro, fibras e vitaminas. "A alga não é um remédio, ela é um alimento e não tem contra-indicações. Porém, para um uso continuado com finalidades terapêuticas, o melhor é contar com a supervisão", diz ele.

De olho na tendência de valorização das propriedades das algas, o Kyron Spa acabou de lançar um tratamento corporal com aplicações de algas japonesas para hidratação e desintoxicação da pele. A sessão dura cerca de 60 minutos que incluem esfoliação, a aplicação da máscara de algas em todo corpo, uma bandagem com manta térmica e a finalização com um hidratante também à base de algas.
Data: 22/11/2005
Fonte: Folha OnLine



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha