Mudança climática já é bem visível no Pólo sul
Os efeitos do aquecimento climático já são bem visíveis na Antártica, informou um explorador canadense, citado nesta sexta-feira pela imprensa local.
"Já estamos no meio da catástrofe!", alertou Jean Lemire, chefe de uma missão de observação que acaba de passar mais de um ano na Antártica em um veleiro.

"Houve dias em que fez 10 a 12 graus no gelo durante o dia", contou o pesquisador ao jornal Le Devoir, afirmando que as temperaturas à noite caiam para 5 ou 10 graus Celsius negativos, sendo "aproximadamente a temperatura média do inverno em Montreal".

Lemire citou os trabalhos de cientistas posicionados na Antártica, que afirmaram, segundo ele, "que água lançada ao mar (devido ao derretimento do gelo) dobrou no curso dos últimos 13 anos".

"O maior desafio da Humanidade será, sem dúvida, a luta contra a elevação do nível do mar", estimou, afirmando-se "envergonhado" do descaso do governo canadense com o tratado sobre mudança climática.

Desde janeiro, os conservadores no poder em Ottawa não escondem seu ceticismo face ao protocolo de Kyoto sobre mudanças climáticas e o premier, Stephen Harper, repetiu várias vezes que seu país não está preparado para atingir os objetivos que o acordo internacional estabelece.
Data: 04/12/2006
Fonte: AFP



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha