Nasa: água pode ter surgido em Marte recentemente
Fotografias tiradas por uma sonda da Nasa levam a crer que algumas quedas d'água surgiram em Marte nos últimos anos, anunciou nesta quarta-feira a agência espacial americana.

A sonda Mars Global Surveyor, que orbita desde 1997 em torno do planeta vermelho, enviou fotos de milhares de pequenas quedas dïágua ao longo de falésias ou das paredes de crateras, explicou a Nasa durante uma entrevista coletiva, precisando que duas dessas quedas dïágua apareceram durante a missão.

Pelo lugar de formação, pela morfologia e por sua cor clara em alguns pontos do planeta, os cientistas acreditam há vários anos na existência de água em Marte ou, mais precisamente, de um rio de lama com sedimentos de natureza indeterminada.

Mas, se essas primeiras quedas d'água fotografadas remontam a vários milhões de anos, o fato de duas delas terem aparecido em 2005 em locais onde não havia nada em 2001 mostra que a corrente é recente, explicaram os pesquisadores.

As duas quedas d'água, que se estendem por algumas centenas de metros em latitudes médias, correspondem ao conteúdo de "cinco a dez piscinas", precisou Kenneth Edgett, um dos pesquisadores envolvidos nesse projeto.

Se realmente se trata de água, torna-se mais provável a possibilidade de um dia serem encontrados traços de vida, passada ou presente, em Marte. As hipóteses sobre a origem da água permanecem. Ela poderia ter se originado de camadas subterrâneas ou de crostas de gelo.

Os vários projetos de pesquisa sobre Marte já provaram que o planeta, hoje glacial, já foi quente e úmido em outro momento de sua história e ainda haveria gelo nas camadas subterrâneas de seu pólo norte.
Data: 07/12/2006
Fonte: AFP



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha