Ártico pode derreter totalmente até 2040, diz estudo
O oceano Ártico pode perder todo o seu gelo até o verão de 2040 devido a emissão de gases-estufa, informa um grupo de cientistas amaericanos. Simulações realizadas por supercomputadores mostram que o aquecimento global pode antecipar em até 20 anos o degelo total da região.
As informações, divulgadas por cientistas do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos EUA, revelam que a aceleração na perda de gelo marinho vista nos últimos anos pode ser acelerada em até quatro vezes.

"À medida que o gelo se retrai, o oceano transporta mais calor para o Ártico e a água aberta absorve mais luz solar, acelerando o aquecimento e levando à perda de ainda mais gelo", afirma Marika Holland, autora principal do estudo.

No entanto, os pesquisadores também afirmam que o rápido degelo pode ser revertido. Examinando 15 modelos climáticos, eles verificaram que, se as emissões de dióxido de carbono diminuírem, o derretimento diminuirá rapidamente. "Nosso estudo indica que a sociedade ainda pode diminuir os impactos no gelo Ártico, conclui Marika.

Data: 12/12/2006
Fonte: Redação Terra



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha