Governo investirá R$ 80 mi para combater efeito estufa
O governo brasileiro vai investir R$ 80 milhões para ajudar empresas que investirem na redução de gases do efeito estufa. O objetivo é combater o aquecimento global no futuro mercado de carbono.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a iniciativa da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia) espera poder trazer 40% a 50% a mais de recursos para o Brasil, valorizando os créditos do País.

Os créditos de carbono são um produto de mercado criado pelo Protocolo de Kyoto. Os países participantes do acordo se comprometeram a reduzir as emissões de gases-estufa, mas não precisam fazer isso necessariamente em seu próprio território. Nações industriais podem comprar créditos para abater as emissões domésticas dos gases.

Como os preços do crédito de carbono oscilam porque são negociados na bolsa de valores, a Finep vai dar mais tranquilidade ao empresário através de um crédito que poderá ser negociado por empresários no mercado no momento que for mais propício.

Diversos tipo de projetos poderão entrar no programa da entidade, com exceção das situações em que houver uma lei ambiental que já obrigue as empresas a reduzir a quantidade de carbono lançada na atmosfera.

Data: 13/12/2006
Fonte: Redação Terra



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha