Células-tronco de líquido amniótico podem encerrar debate nos EUA
Grupos liberais e conservadores reagiram com cautela ao anúncio sobre a descoberta de células-tronco retiradas do líquido amniótico, que poderia encerrar o debate nos EUA sobre a pesquisa de células-tronco embrionárias.
Num relatório divulgado pela revista Nature Biotechnology, cientistas americanos anunciaram esta semana a descoberta de uma nova fonte de células-tronco no líquido amniótico, que envolve os embriões humanos em desenvolvimento. Segundo o estudo, essas células-tronco já foram utilizadas para criar tecido muscular, ósseo, vasos capilares, nervos e células hepáticas.

"Nossa esperança é de que estas células proporcionem um recurso valioso para reparar e criar órgãos", disse Anthony Atala, autor da pesquisa e diretor do Instituto de Medicina Regenerativa da Escola de Medicina da Universidade de Wake Forest, na Carolina do Norte. À fretnte dos setores conservadores, que se opõem ao aborto e ao casamento homossexual, o presidente George W. Bush tem vetado todas as tentativas de financiar com fundos federais a pesquisa de células-tronco embrionárias. Ele argumenta que a técnica exige a destruição de vida humana.

Os setores liberais, apoiados por muitos legisladores do Partido Democrata que agora controla o Congresso, afirmam que a pesquisa deve contar com financiamento do Governo porque poderia levar à cura de muitas doenças. A maioria da população americana apóia a pesquisa das células-tronco embrionárias, segundo as enquetes. O apoio popular se viu reforçado com campanhas apoiadas por personalidades como Nancy Reagan, viúva do ex-presidente Ronald Reagan, o falecido ator Christopher Reeves e o também ator Michael J. Fox.

Fox sofre do mal de Parkinson. Reagan morreu em 2004, após uma longa luta contra o Alzheimer. E Reeve morreu também em 2004, após anos com lesões na coluna vertebral, resultado da queda de um cavalo. Segundo os cientistas, as duas doenças e as lesões na coluna poderiam ter uma cura, com a pesquisa das qualidades regenerativas das células-tronco. Elas também poderiam ajudar a criar novas células que produzam insulina e resolvam o problema do diabetes.

Em declarações à rede de televisão CNN, Robert Lanza, cientista da empresa Advanced Cell Technology, disse que as células amnióticas podem gerar uma ampla variedade de tipos de células, "mas talvez não tenham todas as características das embrionárias". "De qualquer forma, a descoberta é um passo gigantesco na pesquisa das células-tronco", avaliou.

Setores cristãos agrupados na coalizão Faith ("Fé") anunciaram que pedirão à presidente da Câmara de Representantes, a democrata Nancy Pelosi, que não apresente um projeto para financiar a pesquisa de células-tronco embrionárias. Segundo o reverendo Pat Mahoney, da Coalizão de Defesa Cristã, a descoberta "dá à ciência a oportunidade de continuar a pesquisa sem as objeções morais associadas à experimentação com embriões humanos vivos".

O presidente Bush vetou um projeto de pesquisa das células-tronco no ano passado. O porta-voz da Casa Branca, Tony Snow, sugeriu que a medida se repetirá se os democratas insistirem no tema. "Esperamos que os cientistas encontrem a forma de tornar realidade a promessa das células-tronco sem o dilema de destruir uma vida humana", disse Snow.

Data: 09/01/2007
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha