Estudo: aquecimento pode provocar explosão evolutiva
Ervas de crescimento acelerado evoluíram nas últimas gerações para se adaptarem às alterações climáticas, o que pode sinalizar o início de uma "explosão evolutiva" em reação ao aquecimento global, disseram cientistas nesta segunda-feira.
Isso significa que essas ervas devem estar envolvidas em tentativas de desenvolver plantas que possam se adaptar ao aquecimento, disse Arthur Weis, professor de Ecologia e Biologia Evolucionária na Universidade da Califórnia em Irvine.

Mas algumas espécies mais longevas - como a sequóia da Califórnia, que vive centenas de anos - não terão capacidade de se adaptarem tão rapidamente, disse Weis.

A erva, conhecida como mostarda do campo, mostrou a capacidade de mudar seus padrões reprodutivos em apenas sete anos, segundo Weis. "Se você pega uma mudança climática, como tivermos aqui no sul da Califórnia, em pouquíssimas gerações dá para ter uma mudança em traços ecologicamente importantes que podem permitir que essas espécies de ervas resistam e na verdade se saiam bem apesar da mudança ambiental", disse ele.

Weis e seus colegas cultivaram em estufa dois conjuntos de sementes, um recolhido em 1997, pouco antes de uma seca de cinco anos, e outro de 2004, após o fim da seca. Cada conjunto foi cultivado com diferentes quantidades de água.

Em todos os casos, a geração de plantas do pós-seca floresceu antes, implicando que as plantas podiam produzir sementes antes de o solo secar. Weis calculou que isso significava uma aceleração de 16 por cento no ciclo vital das mostardas ao longo de sete gerações, uma mudança que ele considera "bastante grande".

Weis comanda um projeto para recolher, secar e congelar sementes de toda a América do Norte, de modo que possam ser estudadas dentro de 50 anos. Ele acha que o aquecimento global provocará muitas mudanças evolutivas e que os cientistas vão querer ter amostras das plantas anteriores às mudanças para compará-las.

"Se o aquecimento global estiver vindo, e está, temos esse enorme experimento não-planejado sobre biologia evolutiva diante de nós", disse Weis.

"A mudança climática pode levar a uma explosão evolutiva. Isso dá aos cientistas uma oportunidade sem precedentes de olhar para o arroz-com-feijão da mudança evolutiva."

A pesquisa de Weis e sua equipe foram publicadas na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos EUA.

Data: 09/01/2007
Fonte: Reuters



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha