El Niño pode provocar estiagem no Nordeste
A presença do fenômeno El Niño deverá provocar um ano de estiagem em todo o Nordeste brasileiro. A afirmação foi feita pelo chefe da Divisão de Pesquisas Aplicadas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Expedito Rebello. Segundo ele, os Estados mais afetados pela estiagem neste ano serão o Piauí, Ceará, Pernambuco, o semi-árido da Paraíba e uma parte do interior da Bahia.
Rebello ressaltou que a Região Nordeste está com problemas devido à falta de chuvas desde dezembro do ano passado. "O período chuvoso que se inicia em fevereiro não será bom para o agricultor", disse. Para Rebello, um planejamento estratégico de capacitação da água pode ser a solução para o agricultor. "Economizar água é muito importante para a região. Se não houver chuvas, nós vamos ter um período muito ruim para o Nordeste".

De acordo com o pesquisador Alexandre Costa, doutor em assuntos meteorológicos da Fundação de Meteorologia do Ceará (Funcence), a chegada do fenômeno El Niño neste ano foi atípica em relação ao que era previsto. "Ao invés de chuvas na Região Sul, El Niño foi deslocado para o Sudeste e provocou esse excesso de chuva dos últimos dias", afirmou Costa. "O Nordeste é a região que sofre mais" com a chegada do fenômeno, acrescentou.

As condições climáticas no Nordeste estão sendo discutidas no 9º Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semi-árido Nordestino, que termina nesta quinta-feira, em Fortaleza.

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), El Niño é um fenômeno atmosférico-oceânico caracterizado pelo aquecimento anormal das águas superficiais no oceano Pacífico Tropical. O fenômeno pode afetar o clima regional e global, mudando os padrões de vento em nível mundial, afetando os regimes de chuva em regiões tropicais e de latitudes médias.

Data: 11/01/2007
Fonte: Agência Brasil



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha