Navio pode causar desastre ambiental na Inglaterra
Especialistas em medidas anti-poluição tentam desesperadamente evitar danos ambientais maiores após um acidente com um cargueiro na costa de Devon (sudoeste da Inglaterra), que derramou petróleo e cujos contêineres caíram no mar.
O cargueiro MSC Napoli já perdeu 200 dos mais de 2 mil contêineres que carregava a bordo. Alguns deles contêm substâncias químicas tóxicas. Além disso, cerca de 200 toneladas de petróleo vazaram de um depósito de combustível.

O navio já havia encalhado nas águas do Vietnã em 2001, mas, na época, seu nome era CM-CGM Normandia, informou a rede de televisão pública BBC. O chefe de resgate do Ministério de Transportes britânico, Robin Middleton, disse hoje que o navio sofreu danos estruturais sob a forma de fissuras em ambos os lados. O navio foi rebocado até a baía de Lyme para impedir que afundasse em águas profundas e pudesse causar maiores danos ao meio ambiente.

Uma equipe de seis pessoas subiu a bordo junto com vários mergulhadores. "O plano é estabilizar o navio, tirar o combustível, amarrar os contêineres e finalmente levar a embarcação para outro lugar", afirmou Middledon à imprensa. A Guarda Costeira, no entanto, teme que o cargueiro possa afundar a qualquer momento.

Enquanto isso, barreiras de contenção foram colocadas nas desembocaduras dos rios próximos para proteger a fauna e a flora, apesar de algumas aves já terem sido contaminadas. Os 26 tripulantes da embarcação, que pertence à Swiss Mediterranean Shipping Company, foram resgatados na quinta-feira com a ajuda de helicópteros em uma operação coordenada com os franceses, após a sala de máquinas ser inundada e o navio ter começado a virar perigosamente em meio de uma forte chuva.
Data: 22/01/2007
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha