Rios vão alimentar ar condicionado no sul da China
Os habitantes da cidade de Chongqing, no sul da China, vão se refrescar no verão e se aquecer no inverno com um engenhoso sistema de ar condicionado utilizando água fluvial, explicou hoje o projetista Shen Lizhi.
"No inverno, a temperatura da água é maior que a do ar, e no verão é o contrário. Assim, aquecer ou esfriar a água vai requerer menos eletricidade", explicou o engenheiro da Prefeitura de Chongqing, responsável pelo projeto.

Segundo Shen, o sistema economizará de 20% a 30% de eletricidade por hora em relação aos aparelhos convencionais durante o verão, e de 40% a 50% no inverno. Com mais de 30 milhões de habitantes, Chongqing é atravessada pelos rios Jialing e Yang Tsé.

Shen deixou claro que o projeto não danificará o já prejudicado ecossistema do rio Yang Tsé, onde a construção de dezenas de represas e o excesso de navegação causam graves alterações, como o desaparecimento da metade das espécies vegetais e animais.

O projeto faz parte da estratégia chinesa de buscar sistemas para economizar energia. Um primeiro teste demonstrou que será possível manter a temperatura de um quarto entre 26ºC e 28ºC no verão, e 16ºC e 18ºC no inverno.
Data: 25/01/2007
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha