Aquecimento global causará a fuga de milhões
A mudança climática se traduzirá em secas agudas, inundações, ciclones e uma alta do nível dos mares, o que provocará a fuga de milhões de "refugiados do clima" em algumas décadas. Um estudo das organizações Cruz Vermelha e Crescente Vermelho, mostrou que, em 2000, o número de refugiados ambientais já era, pelo menos, equivalente ao dos refugiados de guerra: cerca de 25 milhões de pessoas.
"O problema dos refugiados ambientais promete se tornar uma das piores crises humanitárias", segundo Norman Myers, professor da Universidade de Oxford. Os refugiados poderão ser as populações de inuits, aborígines do Ártico, ameaçadas pelo derretimento do gelo na Groenlândia, as populações da África Central, confrontadas com o desastre ecológico que afeta a bacia do Lago Chade, ou as milhares de vítimas do furacão Katrina, em Nova Orleans.

"Com a aceleração do aquecimento climático, esse dado poderia atingir 200 milhões de refugiados até o fim do século", afirmou o professor Myers, referindo-se ao relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) de 2001. "Haverá um grande movimento populacional provocado pelo clima", comentou Thomas Downing, diretor do Instituto Ambiental de Estocolmo.

Data: 01/02/2007
Fonte: AFP



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha