Sonda vê nuvem de chuva gigante em Titã
A sonda Cassini viu o que parece ser uma imensa nuvem de chuva sobre o pólo Norte de Titã, a maior e mais fascinante das luas de Saturno.

Escondida até pouco tempo atrás pela escuridão do inverno no hemisfério norte daquele satélite, a nuvem acaba de receber a luz do Sol e se tornar visível aos instrumentos da espaçonave americana.

A nuvem tem metade do tamanho dos Estados Unidos, com cerca de 2.400 quilômetros de diâmetro.

A imagem foi obtida em 29 de dezembro de 2006, durante o penúltimo vôo rasante realizado até agora pela Cassini sobre Titã. A foto combina dados de luz visível e infravermelha.

Modelos científicos já previam esse sistema de nuvens, mas ele nunca havia sido visto com tamanho nível de detalhes. "Sabíamos que essa nuvem tinha de estar lá, mas ficamos espantados com seu tamanho e estrutura", disse, em nota, Christophe Sotin, da Universidade de Nantes, França, membro da equipe e pesquisador visitante no JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da Nasa.

"Esse sistema de nunvens pode ser um elemento-chave na formação global de compostos orgânicos e em sua interação com a superfície."

Data: 06/02/2007
Fonte:



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha