Mudança climática: Merkel cobra atuação decisiva
A chanceler alemã, Angela Merkel, pediu hoje aos chefes de Estado e de Governo da União Européia (UE) para que atuem "de forma decisiva" sobre a questão da mudança climática, e que entrem em um acordo para formular uma estratégia que garanta a segurança energética e proteja o clima, na cúpula que começa amanhã.
"Se atuamos agora de forma decisiva, temos uma oportunidade de resistir de forma efetiva aos perigos da mudança climática", afirma Merkel na carta de convite à cúpula que enviou aos líderes. Merkel, que exerce a Presidência rotativa da UE, insiste que é necessário aproveitar o encontro, que termina na sexta-feira, "para decidir uma estratégia que assegure nossa provisão de energia e a proteção do clima".

O principal ponto de discórdia enfrentado é a proposta de tornar obrigatório que 20% da energia consumida na UE em 2020 proceda de fontes renováveis, que encontra a oposição de aproximadamente metade dos países do grupo. Merkel diz que as decisões a serem tomadas pela UE "terão repercussões", não só para o futuro da Europa, mas também para o resto do mundo.

A cúpula tratará também da aplicação do programa de reformas econômicas para promover o crescimento e o emprego. As reformas empreendidas "estão começando a dar fruto" e a UE deve aproveitá-lo "para modernizar mais a Europa e sua indústria", assinala Merkel. A carta detalha o programa de discussões, que começarão na tarde da quinta-feira com a habitual reunião com o presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering.

Depois haverá uma primeira sessão de trabalho, consagrada à energia e à mudança climática. Mais tarde acontece um jantar onde se reunirão chefes de Estado e de Governo, ministros de Exteriores e ministros de Economia. Merkel apresentará no jantar suas "idéias sobre a estrutura e o conteúdo" da Declaração de Berlim que se pretende aprovar na cúpula extraordinária a ser realizada em 24 e 25 de março na capital alemã, por ocasião do 50º aniversário da assinatura do Tratado de Roma que deu origem à atual UE.

No final do jantar, acontecerá uma entrevista coletiva. A sessão de sexta-feira discutirá a aprovação do texto final da cúpula. Logo após os trabalhos serão encerrados, acontecendo então uma entrevista coletiva com os participantes.

Data: 07/03/2007
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha