Ártico recuperou em 2005 apenas pequena parte do gelo perdido no verão
WASHINTON, 3 abr (AFP) - O Ártico recuperou em 2005 apenas uma pequena parte do gelo perdido durante o verão daquele ano e que normalmente se reconstrói no inverno, por causa de uma tendência geral de reaquecimento climático, revelaram observações da Nasa feitas entre 2000 e 2006, divulgadas nesta terça-feira.

Graças a dados de satélites, os cientistas da agência espacial americana analisaram seis ciclos dos gelos árticos, cujo volume varia entre o inverno e o verão.

"Nosso estudo mostra que a superfície média do gelo sazonal que se segue ao verão poderia já não ser suficiente para manter a calota polar permanentemente estável, sobretudo diante da aceleração do aquecimento climático", explicou Ron Kwok, do Laboratório de Jato Propulsão, em Pasadena (Califórnia, oeste), o principal encarregado desta pesquisa.

Estes cientistas observaram que depois do derretimento do verão de 2005, apenas 4% dos 2,5 milhões de quilômetros quadrados de gelo de pouca espessura, que havia se formado no inverno anterior, se reconstituíram.

Trata-se do menor volume de gelo reconstituído desde 2000, o primeiro ano do estudo.

Desta forma, a superfície de gelo permanente era, em janeiro de 2006, 14% mais frágil que em janeiro de 2005. "O gelo permanente diminui de 7% a 10% por década", disse Kwok, destacando que estas são as "primeiras estimativas confiáveis do ciclo de reconstituição anual do gelo no fim do verão".

O cientista observou que "os invernos e os verões que precederam o outono de 2005 foram anormalmente quentes e o pequeno volume de gelo reconstituído em 2006 parece resultar dos efeitos acumulados deste reaquecimento".

As temperaturas médias desde 1958 mostram um aquecimento gradual no Ártico, que aumentou em meados dos anos 80.
Data: 04/04/2007
Fonte: AFP



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha