Unesco avalia se ilhas Galápagos correm perigo
Uma delegação da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) está nas ilhas Galápagos, no oceano Pacífico, para determinar se inclui o arquipélago na lista dos patrimônios da humanidade em perigo.

O arquipélago, formado por 19 ilhas maiores e por mais de 100 ilhotas, foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade em 1979. Em 2001 a reserva marinha das ilhas também foi incluída nessa lista.

A comitiva, que chegou ao Equador no final de semana, reuniu-se com autoridades locais e do governo e com representantes do setor pesqueiro e turístico do arquipélago para conhecer a problemática e planejar soluções, informou o jornal equatoriano "Universo".

A missão é formada pelo diretor adjunto do Centro de Patrimônio Mundial, Kishorp Rau, pelo presidente do Comitê de Patrimônio Mundial, Tumu Te Heuheu, e pelo representante da União Mundial para Natureza (UICN), Bernd Von Droste Zu Hulshoff.

Segundo um relatório emitido no mês passado, as ilhas estão em risco devido ao crescimento desordenado do turismo. O relatório também criticou a administração do Parque Nacional Galápagos.

A ministra do Meio Ambiente do Equador, Ana Albán, declarou no encontro com a missão da Unesco que os principais problemas do arquipélago são "a interferência de competências entre diferentes atores e instituições, a introdução de espécies não nativas, o crescimento populacional, um modelo econômico não sustentável e a falta de água, entre outros".
Data: 10/04/2007
Fonte: AFP



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha