Aquecimento faz lagoas do ártico desaparecerem
Muitas lagoas rasas, que foram fontes de água durante milhares de anos no Ártico, estão desaparecendo por causa do aquecimento global, revelou um estudo divulgado hoje pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

"O último limiar ecológico de um ecossistema aquático é a perda de água. Estes locais já cruzaram este umbral", declarou John Smol, professor de biologia da Universidade de Queen, no Canadá, um dos autores do estudo.

Smol e Marianne Douglas, professora de Ciências da Terra e da Atmosfera da Universidade de Alberta, também no Canadá, chegaram a esta conclusão após um estudo das lagoas árticas iniciado em 1983.

Durante estes 24 anos, os cientistas registraram a baixa nos níveis de água, mudanças na química do líquido, aumento da evaporação e modificações nas precipitações, assim como um persistente aumento da temperatura ambiental.

Estas lagoas, principalmente em Cape Herschel, no Alto Ártico do Canadá, eram um elemento normal da paisagem, apesar de o fenômeno de sua redução ter sido destacado na década passada.

Já no verão do ano passado muitas delas tinham secado ou registrado uma baixa sem precedentes de seus níveis, disseram os cientistas.

"Foi uma surpresa ver que algumas das maiores lagoas incluídas em nosso estudo estavam secas no verão", declarou Douglas.

Segundo o cientista, as ramificações ecológicas destas mudanças certamente serão graves e serão sentidas em todo o ecossistema do ártico.

Afetarão o habitat das aves e seus locais de alimentação, terão conseqüência na dinâmica da população de invertebrados, na alimentação dos insectívoros, assim como na existência de água para beber, acrescentou.

"As águas destas lagoas são importantes, pois são o centro da biodiversidade e da produção de microorganismos, plantas e animais em um ambiente terrestre extremo", declarou.

"Este estudo revela o valor dos programas de observação a longo prazo", declarou Douglas.

"Caso tivéssemos chegado a Cape Herschel no ano passado, teríamos pensado que se tratavam de lagoas transitórias. Mas, agora sabemos que não é assim. Foram fontes de água durante milhares de anos", concluiu.

Data: 03/07/2007
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha