Aquecimento global derrete busto de gelo de Bush
Dois bustos do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e do primeiro-ministro da Austrália, John Howard, esculpidos em gelo, derretem hoje sob o suave sol de Sydney, num protesto contra a mais recente proposta australiana para combater a mudança climática.
Os ativistas levarão as estátuas dos dois dirigentes a vários lugares de Sydney ao longo do dia, enquanto elas derretem. A iniciativa foi organizada pela Make Poverty History, uma coalizão internacional que na Austrália reúne mais de 60 associações religiosas e comunitárias.

A ONG considera o plano do governo australiano contra o aquecimento global apenas um "projeto de papel", por não ser vinculativo. O texto simplesmente sugere aos 21 membros do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec) que melhorem a eficiência energética em 25% até 2030.

O conteúdo da proposta, que o Greenpeace Austrália vazou para a imprensa, se baseia nos vínculos fundamentais entre o crescimento econômico, a segurança energética e a mudança climática.

"Esqueceram que são as pessoas mais pobres que pagam o preço mais alto e sofrem mais diretamente os efeitos. Além disso, é uma proposta não vinculativa", disse à agência Efe Jane Woolford, porta-voz da Make Poverty History.

Os ambientalistas denunciam que nem Estados Unidos nem Austrália assinaram o Protocolo de Kyoto contra a mudança climática.

Data: 06/09/2007
Fonte: Redação Terra



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha