Aquecimento: ambientalistas pedem acordo ambicioso
Diversas organizações ambientalistas pediram hoje que os representantes de mais 150 países, reunidas na sede da ONU para debater os desafios da mudança climática, se comprometam a negociar e carimbar um acordo firme e ambicioso para combater esse problema nos próximos anos.
Os líderes reunidos em Nova York "devem declarar que um acordo climático global e ambicioso precisa ser negociado dentro da Convenção sobre Mudança Climática da ONU no máximo em 2009", segundo o Fórum Mundial para a Natureza (WWF).

Essa organização considera que esse convênio deve estabelecer "claros objetivos de redução de emissões" para os países industrializados, assim como "ações quantificáveis", para que os países em desenvolvimento possam avançar mais nos objetivos estabelecidos no Protocolo de Kyoto, que expira em 2012.

"Os governantes têm que perceber que a mudança climática é um risco real para o planeta", disse o diretor do Programa de Mudança Climática do WWF, Hans Verolme.

Segundo Verolme, a reunião sobre mudança climática realizada hoje na sede das Nações Unidas é decisiva "para que os líderes mundiais se reúnam sob o guarda-chuva da ONU e se comprometam com cortes mais profundos sobre as emissões" que intensificam o efeito estufa.

No mesmo sentido, o Greenpeace pediu que os líderes mundiais fortaleçam o Protocolo de Kyoto através de um novo acordo mundial para combater a mudança climática.

"O Protocolo de Kyoto é a única via que temos para tomar medidas reais a respeito da mudança climática", disse hoje o responsável do Greenpeace para a China, Lo Sze Ping, que pediu aos governantes que não se distraiam com mais "retórica" e que adotem um acordo em dezembro.

Entre 3 e 14 de dezembro, acontecerá a Conferência sobre a Mudança Climática da ONU, em Bali, na qual serão colocadas as bases para depois do Protocolo de Kyoto.

Data: 25/09/2007
Fonte: Redação Terra



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha