Aquecimento: turismo pede ajuda governamental
A indústria do turismo admite ser uma das responsáveis pela mudança climática, fenômeno que pode provocar grandes prejuízos para o setor, e pede ajuda governamental para diminuir seus efeitos.
"Existe uma clara consciência de que o turismo é um dos causadores do aquecimento global e de que suas conseqüências vão nos afetar diretamente", disse o presidente do Comitê de Membros Filiados à Organização Mundial do Turismo, Carlos Vogeler.

,
"Mas também está muito claro que nós não somos os principais responsáveis, somos muito menos do que a sociedade pensa", acrescentou. O Comitê reúne civis, empresas e ONGs que atuam na indústria do turismo.

Segundo um estudo realizado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), a indústria do turismo é responsável por 5% das emissões que causam o aquecimento global.

"Para diminuir os efeitos nocivos ainda é preciso progredir muito, há vontade, mas é preciso transformá-la em ações concretas, e o setor governamental ainda tem muito a fazer", disse Vogeler.

Para atenuar os efeitos das emissões, o especialista defende a criação de parcerias entre os setores público e privado. "É importante que os governos trabalhem em todos os níveis junto com a sociedade civil", afirmou.

Uma das estratégias que deviam ser aplicadas, segundo o especialista e também professor da Universidade Juan Carlos I em Madri, é a de se "deixar de pensar em quantidade e começar a se pensar na qualidade daquilo que oferecem, para possibilitar um crescimento ordenado e sustentável".

"Dessa maneira, também se protege o meio ambiente, porque há menos turistas e menos impacto no território", afirmou.

Com relação ao transporte aéreo, visto como um dos mais poluentes, pois gera 75% das emissões totais provocadas pelo turismo, Vogeler aposta em incentivar as empresas a renovarem suas frotas com aviões mais modernos e ecológicos.

"Por isso, pedimos ajuda aos setores públicos", disse, defendendo, porém, a necessidade de não se culpar inteiramente a indústria aeronáutica pelo problema.

"O transporte que mais polui no mundo globalizado é o carro e ninguém fala que é necessário reduzir suas emissões", ponderou. Segundo relatório da OMM, o transporte terrestre é responsável por 30% das emissões do setor turístico.

Por outro lado, Vogeler pediu consciência global, porque embora a sociedade civil esteja cada vez mais preocupada com o tema, "ainda existem dados que precisam ser combatidos".

"Não estou justificando, mas talvez uma maneira de se resolver o problema seria financiar os pequenos municípios litorâneos para que não recorram a projetos de urbanização como forma de obter recursos", disse.

Data: 04/10/2007
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha