|
Emirados Árabes terão cidade sem emissão de CO2 |
|
O rico emirado de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, iniciará, em fevereiro, a construção da primeira cidade no mundo desenhada para funcionar com nível zero de emissões de gás carbônico. Na Masdar City - que funcionará exclusivamente com fontes de energia renováveis, como a solar, graças ao sol constante do deserto do emirado- seus aproximandamente 50 mil habitantes vão circular em meios de transporte automáticos.
"É um lugar onde não haverá traços de gás carbônico e que não prejudicará, de modo algum, o planeta", declarou Jaled Awad, diretor do projeto Abu Dhabi para Energias do Futuro (ADFEC), conhecido como Masdar ("fonte" em árabe). "Ao mesmo tempo, a cidade oferecerá um melhor estilo de vida para os seus habitantes", completou o diretor durante a cúpula mundial sobre energias renováveis e sobre a segurança energética, realizada em Abu Dhabi.
Uma vez concluída a construção da cidade, em 2013, os moradores vão circular em seus 6 km quadrados em bondes e outros meios de transporte automáticos. "São como elevadores horizontais. Você vai indicar onde quer ir e o levarão", explicou Awad.
Ao contrário das suntuosas torres da cidade de Abu Dhabi, uma maquete da Masdar City, concebida pelo grupo Foster and Partners e exposta na cúpula sobre energia, mostra construções baixas, equipadas com painéis solares nos telhados. A cidade estará situada perto do mar e um muro a protegerá do ar quente do deserto e do barulho do aeroporto de Abu Dhabi.
Abu Dhabi possui a maior parte das reservas de petróleo e gás da federação dos Emirados Árabes Unidos, país classificado, respectivamente, no quarto e quinto ranking mundial. As reservas de petróleo exploradas dos Emirados são consideradas suficientes para 150 anos. Como em outros países ricos em petróleo, os Emirados tentam diversificar sua economia para reduzir a dependência tradicional do petróleo. A cidade ecológica está incluída em um ambicioso projeto, batizado de Masdar e lançado pelo governo de Abu Dhabi em 2006.
O diretor-geral de Masdar, o sultão Al Jaber, descreve o programa como um novo projeto econômico dedicado às novas energias renováveis com a intenção de que tenham um efeito positivo para a economia do emirado. O príncipe herdeiro de Abu Dhabi, o xeque Mohammad Ben Zayed Al Nahyan, anunciou um investimento de US$ 15 bilhões para projetos em Masdar.
Um projeto de US$ 350 milhões será destinado à construção de uma central solar de 10 megawatts, que passará logo para 500 megawatts, com a finalidade de reduzir a pressão na rede nacional de eletricidade nos períodos de forte consumo.
A iniciativa prevê também a construção de uma universidade com cursos sobre energias do futuro, em colaboração com o Instituto Tecnológico de Massachusetts. Apesar da abundância de sol, somente os parquímetros alimentam-se de energia solar nos Emirados que, como as demais monarquias do golfo, utilizam pouco, até agora, este recurso. |
|
Data: 04/02/2008 |
Fonte: AFP |
|
|
|
|
|