Aquecimento precisa de integração para ser solucionado
O aquecimento global causado pela acumulação de dióxido de carbono na atmosfera só poderá ser reduzido se integrarem a ciência e a política pública com as necessidades dos consumidores e a economia global, afirmaram hoje cientistas americanos.

Em um seminário da reunião anual da Associação Americana para o Avanço das Ciências (AAAS), os cientistas indicaram que esta conjunção é "crucial" se o mundo "quer ter alguma chance de reduzir" os efeitos desse gás estufa sobre o clima da Terra.

Cientistas e Governos do mundo afirmaram que o aumento das temperaturas como resultado da acumulação de gases estufa na atmosfera está modificando os padrões climáticos em todo o planeta e causando a aceleração do degelo, principalmente na Groenlândia e na Antártida.

Esse degelo ameaça elevar os níveis do mar, com conseqüências ecológicas e territoriais desastrosas para muitos países com um litoral extenso e baixo.

Mike Davis, presidente do Diretório de Ambiente e Energia no Laboratório Nacional do Pacífico-Noroeste (PNNL), do Departamento de Energia dos EUA, indicou que devem ser intensificados os esforços para encontrar soluções conjuntas para o problema.

"A colaboração entre os cientistas (...) deve ocorrer a níveis sem precedentes, e a Ciência terá que proporcionar a base para as soluções viáveis", acrescentou.

Quase 85% da energia usada atualmente no mundo provêm dos hidrocarbonetos, entre eles o carvão, o petróleo, o gás natural e a biomassa.

E, como conseqüência lógica de um aumento da demanda de hidrocarbonetos nos próximos anos, aumentarão as emissões de dióxido de carbono na atmosfera.

"Se o mundo busca controlar de alguma forma as emissões de carbono, é necessário pensar no problema de maneira global", afirmou Davis.

"Essas soluções terão que vir da China, Índia, de nosso país e de muitos outros. As soluções terão que ser realistas e respeitar os níveis de vida, a economia e a segurança nacional", acrescentou.

Douglas Ray, do Diretório de Ciências Informáticas do PNNL, disse que também é preciso encontrar respostas científicas que "limitem este descontrolado experimento com o ciclo do carbono".

Segundo os cientistas, a captura do dióxido de carbono exigirá novos processos químicos que eliminem o gás antes de este desaparecer no ar.

Por outro lado, guardá-lo em depósitos de maneira segura e efetiva exigirá um melhor conhecimento das reações químicas que podem ocorrer entre esse dióxido de carbono e outros compostos.

"Ser capaz de prever como o dióxido de carbono afeta tudo que o rodeia será fundamental para a busca de uma solução para o problema do aquecimento global", ressaltou Ray.
Data: 18/02/2008
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha