Radiohead apóia campanha para reduzir emissões
O vocalista da banda britânica Radiohead, Thom Yorke, apresentou hoje em Bruxelas uma campanha da organização ambientalista Friends of the Earth que pretende incentivar os países da União Européia (UE) a assumir compromissos mais ambiciosos no corte das emissões de gases do efeito estufa.
» Assine Sonora e ouça todas as músicas na íntegra
» Confira mais de 600 mil letras de música
» Aprenda a tocar os hits do seu ídolo

"Não poderemos despertar do pesadelo da mudança climática a menos que nossos Governos e a UE ajam (...). Eles são os únicos que podem iniciar as medidas que nos ajudarão a enfrentar esse problema", disse Yorke em uma sala lotada de jornalistas.

O vocalista da banda afirmou que apóia há três anos a Friends of the Earth no Reino Unido, onde a pressão dos ambientalistas contribuiu para a elaboração, por parte do Governo, de uma lei muito ambiciosa para reduzir as emissões de CO2. "Desejamos que aconteça o mesmo na União Européia", ressaltou Yorke, que acrescentou que os 27 países do bloco "têm a responsabilidade moral" de liderar a luta contra a mudança climática.

O vocalista do Radiohead destacou que todos os membros da banda são muito conscientes do problema e que "fazem tudo o que podem" contra o aquecimento global, até o ponto de que só viajam de avião "quando não há outro remédio" e inclusive restringem algumas de suas turnês.

Além disso, apenas fazem shows em locais acessíveis via transporte público, para evitar que os fãs sejam obrigados a usar seu próprio veículo. Yorke e membros do Friends of the Earth se reuniram com o comissário europeu de Meio Ambiente, Stavros Dimas, a quem detalharam os objetivos da campanha Big Ask, iniciativa que se desenvolverá simultaneamente em 17 países.

Fontes da UE disseram que o comissário se mostrou favorável à campanha. A organização deseja que o bloco implemente um sistema para endurecer os compromissos assumidos em nível da UE no corte das emissões, mediante um acompanhamento anual e a aplicação de duras sanções aos países que os descumpram.

O grupo ambientalista quer que a União Européia se comprometa a reduzir até 2020 as emissões de CO2 em 30%, em vez de 20%. A campanha foi apresentada simultaneamente em 22 cidades da UE, com espetáculos e outras atividades.

Os responsáveis da iniciativa incentivaram todos os interessados a enviar uma mensagem a seus Governos para que se somem à mesma, através da Internet (www.thebigask.eu).
Data: 28/02/2008
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha