Bangcoc: acordo vai reger emissões de aviões e navios
O grupo de trabalho dos países signatários do Protocolo de Kyoto aprovou hoje em Bangcoc a busca de soluções para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa em aviões e navios, durante uma reunião organizada pela ONU para negociar um novo acordo contra a mudança climática.

A medida defendida pela União Européia (UE) e a Noruega foi recebida de forma diferente entre os 1,2 mil delegados de 163 nações que, desde segunda-feira, debatem na capital tailandesa sob a Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima.

As emissões de gases poluentes no setor da aviação civil e de transporte marítimo, que representam entre 5% e 8% do total das causadoras do efeito estufa, não estão incluídas no Protocolo de Kyoto e, no entanto, "crescem com rapidez e é necessário levá-las em conta", afirmaram fontes da delegação da Comissão Européia (CE).

O consenso alcançado pela mesa de trabalho encarregada de revisar o cumprimento dos acordos de Kyoto não é tão ambicioso como desejava a UE, mas pelo menos supera as reservas das nações emergentes e obtém deles o compromisso de estudar a alternativa.

O mesmo não ocorre com o outro grupo de trabalho nas reuniões de Bangcoc, que deve desenvolver o calendário de negociações de um acordo mais agressivo e completo que o de Kyoto para que entre em vigor em 2012, cujas divergências obrigaram sua conclusão a ser atrasada.

O secretário-executivo da Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudança do Clima, Yvo de Boer, anunciou que o encerramento terá que ocorrer às 21h30 locais (11h30 de Brasília), porque "depois dessa hora ficaremos sem tradutores".

A sessão plenária de hoje começou com um atraso de mais de quatro horas devido às posições opostas em relação às obrigações que cada país está disposto a assumir para reduzir o aumento das temperaturas no planeta.

Data: 07/04/2008
Fonte: EFE



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha