Benefícios da soja à saúde
Precisamos esclarecer o real papel da soja na nossa alimentação, ou seja, precisamos entender a soja como alimento, antes de decifrar suas propriedades preventivas e curativas, que dariam ao alimento o status de "funcional” alerta a endocrinologista e nutróloga Ellen Simone Paiva. "O assunto é motivo de muita discussão. E aqui, já faço uma ressalva: quando uma questão gera muita polêmica e opiniões tão diversas, devemos concluir que tal questão ainda não tem uma resposta definitiva. Melhor aguardar a evolução das pesquisas científicas".
O fato concreto e completamente comprovado é que a soja é uma proteína vegetal muito semelhante ao feijão, que também é rico em proteína vegetal. Nutricionalmente, ela equivale às proteínas derivadas de fontes animais, incluindo a carne, o ovo e o leite. Em uma refeição balanceada, para uma pessoa saudável, as proteínas, de maneira ideal, deveriam compor cerca de 15 a 20% do valor calórico total da dieta.

O teor de proteínas desses alimentos pode nos dar uma noção real de suas capacidades nutritivas. As carnes têm 20-25% de proteínas, o leite materno 1-1,2%, o leite de vaca 3-3,5%, o feijão 20-25% e a soja 40%. Baseados nestes números, podemos imaginar o potencial nutritivo da soja e de todos os seus derivados.

Nutritiva

O derivado da soja de maior destaque é o óleo. O óleo de soja supre completamente nossas necessidades de ácidos graxos poliinsaturados, pois contém as recomendações de ômega 3 e ômega 6, tão importantes para nossa saúde cardiovascular.

O farelo de soja é o resultado da extração do óleo e tem alto teor protéico (47%), sendo pobre em fibras e gorduras. O tofu é um tipo de queijo obtido da coagulação do leite de soja e contém apenas 5 a 8% de proteínas. Esse alimento representa 90% da proteína de soja consumida nos países asiáticos.

Calórica

Apesar de nutritiva, a soja tem valor calórico considerável e não pode ser subestimada em sua capacidade de elevar as calorias de uma dieta a ponto de causar ganho de peso. Quando cozidos, os grãos incorporam água e assim reduzem o valor calórico por peso do alimento.

Isoflavonas

A soja é a principal fonte de certas substâncias chamadas isoflavonas. Algumas delas são muito semelhantes à estrutura química do hormônio feminino, daí a denominação de fitoestrogênio, o estrogênio oriundo de vegetais. Essa descoberta causou uma grande esperança, no sentido do uso desses compostos na prevenção das doenças relacionadas à queda do hormônio feminino no climatério como as ondas de calor, a insônia, a perda de massa mineral óssea, a atrofia urogenital, a elevação do colesterol e a conseqüente doença cardiovascular.

A interferência das isoflavonas nos sintomas mais desconfortantes do climatério, que são as ondas de calor ou fogachos, é muito estudada, mas os resultados são polêmicos. Parece que as isoflavonas reduzem a severidade dos chamados fenômenos vasomotores – as ondas de calor. Entretanto, essa redução parece ocorrer apenas nas mulheres com pelo menos nove episódios diários, ou seja, nos casos mais graves. Mas há mulheres satisfeitas com os efeitos da soja na menopausa.

Ainda com relação ao climatério, são muito contraditórios os resultados dos estudos sobre os efeitos das isoflavonas na perda mineral óssea e conseqüente osteoporose, relacionada à queda do hormônio feminino no climatério. A maioria das pesquisas científicas, entretanto, não revela nenhuma melhora na massa óssea relacionada ao uso das isoflavonas.

Câncer

Estudos epidemiológicos mostram que em populações com alta ingestão de fitoestrogênios, há menor incidência de câncer de mama e de próstata. Isso ocorre em populações asiáticas, onde a ingestão diária média de soja confere cerca de 40mg de isoflavonas. Postula-se uma ação antioxidante desses compostos, no sentido de proteção contra cânceres relacionados a hormônios como esses dois tipos. Essa hipótese precisa ser comprovada por estudos científicos controlados.

Teor de isoflavonas nos alimentos derivados da soja:

Feijões de soja maduros e secos (1/2 xícara) ------------------- 176mg

Feijões de soja assados (1/2 xícara) ------------------------------ 167mg

Farinha de soja (1/2 xícara) -------------------------------------88mg

Tofu fresco (1/2 xícara) --------------------------- 38mg

Proteína de soja texturizada seca (1/2 xícara) ------------------ 56mg

Leite de soja (1 xícara) --------------------------------------- 20mg

Os estudos mais promissores são relacionados ao efeito protetor da proteína da soja no metabolismo lipídico em humanos. Até 1995, esses resultados positivos se resumiam em estudos animais. Neste ano, um grande estudo, da mais alta credibilidade em trabalhos científicos, encontrou uma queda significativa nos valores de colesterol e triglicérides em pacientes que consumiam cerca de 47g de proteína de soja por dia.

Em termos práticos, poderíamos conseguir tal ingesta, consumindo 3 produtos de soja por dia. Por exemplo, duas xícaras (473ml) de leite de soja e uma porção de carne de soja, todos os dias. Esse exemplo pode servir para ilustrar o grau de dificuldade em assumir tal dieta, pois ainda temos que trabalhar muito para nos adaptar ao sabor e à dificuldade de preparo dos derivados da soja. Além de tudo isso, de nada adiantaria essa prática, se continuarmos com os nossos velhos maus hábitos de ingerir alimentos ricos em colesterol.
Data: 11/01/2006
Fonte: Folha OnLIne



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha