Falta de água e altas temperaturas ameaçam Europa
A França e a Espanha estão soando os alarmes devido ao clima, temendo que se repita a seca do ano passado responsável por provocar muitos incêndios florestais, quebrar safras e impor medidas de racionamento de água no sul da Europa.
A ministra francesa do Meio Ambiente, Nelly Olin, disse que a sequência de três anos secos coloca o país sob a ameaça de enfrentar uma falta de água recorde neste ano.

"Este pode ser um ano muito difícil e, talvez, um recorde em termos de seca", afirmou Olin.

A Agência Européia do Meio Ambiente (EEA) diz que a falta de água e as temperaturas cada vez mais altas no sul da Europa estão se transformando em um padrão e que, segundo seus modelos climáticos, grande parte do continente pode começar a ficar mais seco devido ao avanço dos desertos.

"Por toda a Europa, as mudanças climáticas já parecem ter causado impacto em muitos setores da sociedade", disse a EEA em seu mais recente relatório.

"Temperaturas mais altas e secas mais intensas estão aumentando o número e a intensidade dos incêndios florestais no Mediterrâneo", acrescentou.

Muitos cientistas dizem que o gás carbônico emitido por carros, usinas de energia e fábricas está se acumulando na atmosfera e elevando as temperaturas do planeta.

Os incêndios foram um problema especialmente grave em Portugal no ano passado. As chamas mataram 18 pessoas e destruíram 300 mil hectares de florestas.

Na Espanha, o fogo também se espalhou no ano passado, poços artesianos tiveram de ser escavados no sul do país e várias safras ficaram comprometidas.

A vice-primeira-ministra do país, Maria Teresa Fernandez de la Vega, afirmou ser provável que os espanhóis enfrentem mais um ano de seca.

Segundo Olin, o nível dos reservatórios de água estava muito abaixo do normal na França depois da onda de calor de 2003, que matou milhares de pessoas, de um inverno seco em 2004/05 e de poucas chuvas ao longo de todo o ano passado.

A quantidade de chuva no outono de 2005 foi 50 por cento menor que a média em algumas partes do país.

O Ministério do Meio Ambiente da Grã-Bretanha advertiu que um inverno com poucas chuvas no sul da Inglaterra pode provocar "uma seca grave, danos ambientais disseminados e restrições quanto ao uso da água".

Data: 11/01/2006
Fonte: Folha OnLine



 
Usuário:
Senha:
Esqueceu a senha? Não tem problema
Clique aqui e recupere sua senha